sexta-feira, 6 de julho de 2012

Crônica JM


Uma lição de vida


Uma vez aprendi uma lição de um homem, que nunca mais vou esquecer. Aprendi com ele, que sabedoria cabe em todo lugar. Mas a história é sobre outra coisa. Sobre um fato, aconteceu em uma brincadeira.
Sempre curioso sobre tudo, quis aprender jogar poker. Logo descobri que meu vizinho, sabia jogar poker. Leonino, de quinze anos jura que sabe tudo de quase tudo. Depois de um tempo brincando com os amigos de jogar poker, ele percebeu que eu estava jogando bem poker, que tinha entendido a malandragem do poker.
Um domingo a tarde, nós jogávamos na mesa de sua cozinha. Ele levanta limpando os óculos de aro de prata, e de bom humor, aceitou nosso convite de jogar conosco.
Sentou sorrindo, e sorria o tempo todo. Eu maravilhado , porque teria um adversário a minha altura. Ele percebeu, e me cuidava, e sorria. (essas coisas eu só sei hoje, que tenho a idade que ele tinha na época).
Acontece, que meu mestre era um exímio jogador de cartas, vencê-lo em qualquer rodada era quase impossível, a não ser que a mão viesse muito ruim, ainda assim ele poderia, ou não, usar o blefe.
Depois de umas dez rodas em que um e outro ganhavam, ficamos só nós dois na mesa, eu com um four de reis, ele não poderia ter mais que aquilo na mão. Seria uma coincidência estatística com quase zero de probabilidade.
Ele não desistia, e eu apostei tudo, até a aliança da minha namorada e paguei pra ver. Ele sorrindo, me pediu pra mostrar o que eu tinha. “Four de reis!” gritei. E, sempre sorrindo muito, baixa na mesa um four de ases. “Puta merda!” foi o que eu disse. E rimos muito da impossibilidade daquilo ser possível.
Eu que gostava de jogos de aposta. Nunca mais apostei em jogos. Mais tarde entendi quando li de Izacc Azimove, que nunca se deve apostar mais que quinze centavos.
Hoje eu sei, que bom no carteado que era, meu mestre manipulou as cartas para me dar um four de reis, e ficar com um four de ases.

Aprendi que sabedoria deve ser usada em todo momento. E agradeço a João Idalino Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário