quinta-feira, 19 de novembro de 2020

2.394 - Eleições municipais 2020: Jacinto Machado


João Batista Mezzari, o Gaiola, fez 5.047, que corresponde a 65,55% dos votos. Terezinha Zanatta somou 2.653 votos, que corresponde a 34,45% dos eleitores.

Além de ser uma vitória histórica do MDB, isso tem muitos significados. Vejamos: o recado significante é bem evidente, como bem se vê. 

Preciso registrar que sempre digo que o MDB sabe fazer política, sabe fazer campanha, enquanto o PROGRESSISTA faz sempre o que pode. O PP paga o preço de fazer meia campanha e meia política.

Não tirando o mérito do MDB (já chego lá), o PP toma decisões arbitrárias em gabinetes fechados, e saem, dois ou três, com as decisões tomadas e espraiando ordens aos filiados. Nos dois recentes anos não houve uma única convenção sequer. Os filiados não foram consultados e a candidata foi apresentada sem que se soubesse quem tomou a decisão.

A resposta dos filiados ficou muito clara: 2.394 votos de diferença. Uma derrota histórica, uma vitória histórica. O PP precisa aprender a fazer política, precisa aprender a consultar suas bases, ouvir seus eleitores, tomar decisões coletivas. É mais complicado, eu sei, mas, funciona bem melhor.

O MDB faz escola. Faz o que pode pelos seus filiados e eleitores. Muito embora seja impossível agradar todo mundo. Sempre há os descontentes e os magoados, mas, com jeitinho, no ano eleitoral, os próprios filiados vão acertando as conversas, aparando as arestas, e pedindo ajuda e opinião de todo mundo. Cada um diz o que quer mudar e promessas são renovadas. O resultado é esse: 2.394 votos de diferença. 
Fotografia cedida por Fernando Saretto

Evidentemente que não são apenas votos do MDB. O PT, despatriado (neologismo meu), e sem plateia, votou em grande parte no MDB. E parte dos votos a mais, são votos do PP, é claro.

Essa vitória já vinha sendo sentida desde o começo do ano. E, ficou ainda mais certeira quando, num golpe de mestre, o MDB rachou o PP ao meio, foi uma debandada, Serginho Dela migra para o DEMOCRATAS, e o vereador Zezinho Aguiar migra para o PSL, e se torna o candidato a vice-prefeito do MDB. E corre boatos que muitos que ficaram no PP estavam apoiando João Batista Mezzari. 

Assim, Serginho Della e Zezinho Aguiar se tornam as grandes estrelas deste pleito de 2020. E de fato levaram consigo grande parte do eleitorado Progressista. Os números não mentem. A esmagadora vitória se deve ao Carismático Zezinho Aguiar e ao influente Serginho Della.

O PROGRESISTA elege apenas dois vereadores, o PSD elege, para a surpresa de todos, o Cesinha, e outra surpresa foi Agrício Abel. E desencantou na última hora o príncipe Luan Bristtot, levando no centro do município, votos de velhos figurões de ambos os partidos. 

E termino usando um velho ditado da nossa região: Fogo morro acima, água morro a baixo, mulher quando quer dar e eleitor quando quer votar, ninguém segura. (Machismo à parte, todos entendem o que quero dizer).

P.s.: E o Aldo? Ficou invisível. 


Esta eleição de 2020 em Jacinto Machado, marca uma transformação definitiva na política do município, tanto que farei três artigos e algumas entrevistas sobre o resultado deste pleito.
Mesmo os artigos, escrevi-os apenas depois de falar com uma centena de pessoas de todo o município.
Então aguardem, por que tem mais até 30 de novembro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário